💻🎧🎤
Se você gosta de PodCasts, tenho dois para indicar:
A Caravana das Sombras (A.C.D.S.) é o meu PodCast sobre áudio-livros: meus áudio-livros para ser mais especifico e alguns contos e relatos sobrenaturais que chegam ao meu conhecimento.
Esse é um podcast para quem gosta de livros de terror e fantasia sombria (clique na imagem para visitar a página do podcast no Anchor, mas você também pode ouvi-lo no SpotFy, no Deezer, Amazon, entre outras plataformas).
|
A.C.D.S. |
Além do A.C.D.S. eu comecei outro podcast em parceria com minha cunhada; a Lulluci (aliás, visitem o canal dela na Twitch, e se preparem para divertidas aventuras no mundo dos jogos). O nosso novo podcast é o Café Holístico (C.H.).
No C.H. nós falaremos sobre todos os assuntos (mas já aviso que devido aos nossos gostos os assuntos possuem uma tendência a ir para o mundo da cultura pop e geek, mas sem compromissos com nenhuma pauta: por tanto não estranhem nosso papo começar na Guerra da Rússia e terminar no fato de que os Cogumelos possuem um idioma para se comunicarem entre si). Clique na imagem para visitar o site do Podcast no Anchor (também pode ser ouvido no SpotFy, Deezer e Amazon).
|
C.H. |
Para saber mais sobre os meus trabalhos mais recentes, visitem meu blog (Éder S.P.V. Gonçalves), onde eu falo sobre meus livros, sobre meu processo criativo, entre outras coisas.
Aqui eu quero falar um pouco sobre a ideia de gravar esses podcasts, em especial o A.C.D.S., que é sobre o meu trabalho literário. Eu já havia tentado gravar um livro meu em formato de podcast e, depois de explorar as ferramentas e recursos eu resolvi parar para planejar melhor a empreitada. Eu havia feito a coisa toda até aquele momento meio que no improviso, como quem está aprendendo algo novo (e de fato eu estava aprendendo).
A bem da verdade é que eu ainda estou aprendendo. Mas estou caminhando com esse novo projeto de forma muito mais planejada.
Enquanto isso estou buscando inspiração em algumas obras e aproveito para recomendar brevemente algumas delas:
FREQUÊNCIA KIRLIAN
A Frequência Kirlian é uma websérie de animação argentina lançada em 2017 nas plataformas YouTube e Vimeo. Em fevereiro de 2019 ela ficou disponível exclusivamente no catálogo de Netflix. Atualmente, porém, a série não está mais na Netflix e você pode assistir aos seus 5 episódios no Youtube.
A série gira em torno de uma rádio que só transmite à noite, em um povoado localizado no interior do província de Buenos Aires onde ocorrem todo tipo de eventos macabros e sobrenaturais. A Frequência Kirlian combina dois temas clássicos das séries e filmes de terror, a rádio da madrugada e pequenas cidades estranhas ao estilo de Stephen King. Em cada um dos cinco episódios a série aborda eventos diferentes, mas que sempre lembram o fato de haver algo estranho em Kirlian.
O último episódio faz uma ponte muito interessante com o primeiro episódio, o que deixa a trama em aberto para uma continuação. Porém, estamos em 2022 e não há nenhum indicio de que essa continuação ocorrerá. Mas quem sabe.
LORE
Lore é uma série da Amazon Prime, que traz para as telas o podcast de mesmo nome de Aaron Mahnke, "Lore", e mostra os eventos reais que criaram nossos piores pesadelos. Misturando dramatização, animação, arquivos e narração, Crenças - histórias de horror revela como lendas de terror - como vampiros, lobisomens e invasores de corpos - têm base na realidade.
Sendo franco, eu não assiste às duas temporadas inteiras, apenas alguns episódios aleatórios (já que a série é antológica e traz uma nova história a cada episódio, não precisamos assistir em ordem). O episódio que eu mais gostei é o que fala sobre Lobisomens.
ARQUIVO 81
Arquivo 81 é também uma série baseada em um podcast de mesmo nome. O podcast em questão faz algo parecido com a "Bruxa de Blair"; ou seja, pega uma história sobrenatural (fictícia) e a trata em formato de documentário para lhe um "ar de credibilidade" que torna a coisa toda mais assustadora.
A história de Arquivo 81 da Netflix gira em torno de um arquivista que é contratado para recuperar fitas de vídeo danificadas e fica obcecado em resolver um mistério envolvendo a diretora desaparecida e uma seita demoníaca.
Pelo que eu pesquisei, a série de TV fez algumas adaptações em relação ao podcast; enquanto que no podcast as fitas são de áudio, na série são fitas de vídeo. Essa adaptação faz todo sentido.
Também ouvi falar sobre outras diferenças entre o podcast e a série de tv, mas como não ouvi o podcast eu não posso opinar como muita convicção sobre isso sobre essas adaptações. Só o que posso dizer é que não concordo completamente com o ponto apresentado. Mas é melhor eu parar por aqui, pois não tem como seguir falando sobre o assunto sem dar spoilers.
Mas recomendo muito Arquivo 81.
Além das séries, estou ouvindo alguns podcast em português. No momento posso recomendar alguns (mas ainda estou pesquisando por mais fontes de inspiração).
Mundo Freak Confidencial
Esse é um podcast brasileiro sobre casos paranormais de todos os tipos (de espíritos até o chupacabras; que por um acaso é o último episódio que eu ouvi).
Nas palavras do próprio Mundo Freak Confidencial:
O portal Mundo Freak nasceu em agosto de 2012, fundado pelo escritor Andrei Fernandes, pela gerente de mídias sociais Ira Morato e pelo professor de história Rafael Jacaúna.
Nosso carro chefe é o podcast semanal de casos insólitos e paranormalidade Mundo Freak Confidencial. Fomos um dos primeiros programas na mídia podcast que se destacou com essa temática e que na vanguarda trata dos temas arrepiantes pelo embate de visões de céticos e do crédulos.
Atualmente o podcast está exclusivamente no Spotfy, mas há episódios em outras plataformas e também no Youtube.
Segue o link do site do M.F.C.: https://www.mundofreak.com.br/