📕🕮📕
"Levem dois carneiros para o açougue, dois bois para o matadouro, e tente explicar a um deles que seu companheiro não morrerá, o carneiro balirá de alegria, o boi mugirá de prazer; mas o homem, o homem, que Deus fez à sua imagem, o homem, a quem Deus impôs como primordial, como única, como suprema lei o amor pelo próximo, o homem, a quem Deus conferiu a voz para exprimir seu pensamento, qual será seu primeiro grito ao saber que seu companheiro está salvo? Uma blasfêmia. Glória ao homem, essa obra-prima da natureza, esse rei da criação!"
— Alexandre Dumas (O Conde de Monte Cristo)
Dando continuidade ao registro dos Quotes (citações) que estou fazendo de O Conde de Monte Cristo usando a plataforma Wombo para criar imagens usando Inteligência Artificial.
É impressionante o sarcasmo e amargura que o texto de Alexandre Dumas expressa em O Conde de Monte Cristo durante a passagem pelo Carnaval Romano.
Particularmente gosto muito desse passagem, pois desde criança eu filosofo sobre o fato da Humanidade ser o grande mal no planeta Terra. Talvez o compilado dos documentários sobre a natureza, a vida selvagem e o impacto negativo da presença humana na natureza, bem como alguns desenhos animados acabaram pavimentando em minha jovem mente o caminho para concluir precocemente o que mais tarde (com meus 13 ou 14 anos) eu veria um tal de agente Smith dizendo no filme Matrix: o ser Humano é um vírus no planeta Terra e este vírus precisa ser, senão exterminado, ao menos controlado.Claro que, com o tempo, aprendi que o ser Humano é frágil e, muito provavelmente ele irá se extingir por si só (infelizmente levando milhares de espécies com ele em sua corrida desenfreada em direção ao abismo tão brilhantemente descrito por Dante Alighieri em a Divina Comédia). Mas, enquanto o ser Humano é incapaz de se recuperar dessa obliteração autoinflingida, o planeta Terra irá se recuperar e em alguns milhares ou até milhões de anos estará repleto de vida e novas espécies.
A Humanidade talvez até seja uma obra-prima; como o monstro mais bem feito pelo espírito supremo da criação. Porém, esse monstro possui um ponto fraco: sua arrogância e ganância sem limites é uma arma tão poderosa que põe em risco a sobrevivência do próprio monstro.