📖
Em homenagem ao dia das crianças deste ano de 2023, eu vou indicar uma série de livros (que eu apenas comecei a ler: dos 13 livros, terminei apenas o primeiro) e que possui uma adaptação muito boa para a TV (e que está disponível na Netflix) e também um filme (com Jim Carrey) que eu não assisti e que, por isso, não vou abordar aqui nesse post.
Creio que seria justo dizer que esse post é, além de uma indicação, um artigo onde falo das primeiras impressões que estou tendo dessa saga literária, bem como um "todas as impressões" positivas e formidáveis que tive com a série da Netflix.
Desventuras em Série é uma obra que eu considero uma ótima dica de leitura para o dia das crianças, pois é uma saga cheia de aventura, mistério, humor e lições de vida. Tanto para crianças como para adultos.
Primeiras Impresões sobre Desventuras em Série
uma saga para crianças (e adultos) corajosas
Olá. hoje eu assumo o dever sagrado de fazer uma indicação de leitura muito especial para o dia das crianças, pensando em quão importante é a leitura para estes seres tão interessantes e curiosos que chamamos de crianças e que precisam desesperadamente ser salvas diariamente de vilões terríveis que tentam a todo custo cortar as asas de sua imaginação e moldá-las conforme as regras de uma sociedade podre e corrompida. Esta sugestão é bastante especial, pois essa obra foi escrita por uma pessoa que gosta muito de enigmas, anagramas, aventuras e misterios e que muito provavelmente ainda é criança em algum lugar de seu ser e que por isso, conseguiu criar uma obra que retrata tão bem a vida de três órfãos e a série de desventuras pelas quais passaram desde aquele terrível acidente...
Falo de Lemony Snicket, o pseudônimo do autor norte-americano Daniel Handler. Dizer quem é quem é uma tarefa bastante difícil e qual não me atrevo a executar. A obra trata-se (como já falei anteriormente) de Desventuras em Série: uma coleção de 13 livros que conta a história dos irmãos Baudelaire, três crianças órfãs que precisam enfrentar as mais terríveis situações depois que seus pais morrem em um misterioso e terrível incêndio. Violet, Klaus e Sunny são perseguidos pelo malvado Conde Olaf, um parente distante que quer roubar a fortuna que eles herdaram. A cada livro, os irmãos são enviados para um novo lar, onde encontram novos amigos, inimigos e mistérios.
A série é narrada pelo próprio Lemony Snicket, que se apresenta como um pesquisador dedicado a documentar as desventuras dos Baudelaire. Ele usa um tom irônico e sarcástico para contar as histórias, alertando o leitor sobre os perigos e as tristezas que vai encontrar nas páginas. Ele também faz muitas referências culturais, literárias e filosóficas, além de explicar o significado de algumas palavras difíceis.
Desventuras em Série é uma série (tanto literária quanto televisiva) que agrada tanto crianças quanto adultos, pois tem uma linguagem simples, mas inteligente, e uma trama envolvente, mas divertida. Os livros são cheios de suspense, aventura, humor e lições de vida, bem como os episódios da série televisiva. Os irmãos Baudelaire são exemplos de coragem, inteligência e união. Eles usam suas habilidades individuais para superar os obstáculos e se protegerem uns aos outros. Violet é uma inventora genial, Klaus é um leitor voraz e Sunny é uma bebê com dentes afiados.
A adaptação para a televisão (produzida pela Netflix) estreou em 2017 e teve três temporadas. A série é fiel aos livros e tem um elenco de peso, com Neil Patrick Harris no papel do Conde Olaf e Patrick Warburton no papel de Lemony Snicket. A série também tem participações especiais de atores como Joan Cusack, Nathan Fillion, Allison Williams e Cobie Smulders.
Se você ainda não conhece essa saga incrível, eu recomendo que você comece a ler hoje mesmo. Mas cuidado: você pode se apaixonar pelos personagens e ficar viciado nas histórias. E lembre-se: não há nada de errado em ser uma criança curiosa e corajosa, como os irmãos Baudelaire.
Eu espero que vocês tenham gostado dessa dica de leitura para o dia das crianças. Se você já leu ou assistiu Desventuras em Série, deixe nos comentários a sua opinião sobre a série. E se você tiver outras sugestões de livros para crianças (de qualquer idade), compartilhe comigo também. Até a próxima!