📖
Ahoy, meus caros leitores! Hoje eu vou falar de um livro que infelizmente eu só li depois de adulto. Eu adoraria ter lido esse livro na minha infância. Mas, mesmo tendo lido depois dos 30 anos, eu devo dizer que a obra não é tão infantil quanto parece e foi uma surpresa descobrir o Robert Louis Stevenson, do qual conhecemos adaptações de suas obras e obras inspiradas nas suas (como Piratas do Caribe e as inumeras versões de O Médico e o Montro). Até então eu não havia lido nada do Robert e, devido às várias edições um tanto infantis de "A Ilha do Tesouro", eu jugava essa uma história também bastante infantil. Mas não, a Ilha do Tesouro é um livro para todas as idades e inclusive um tanto soturna em alguns trechos para os padrõs do público infanto juvenil moderno. Talvez por esse motivo eu considere essa uma obra tão indicada para o público infantil; uma vez que a obra ela vai permitir uma aventura carregade de mistério, ação e situações para lá de tensas.
Eu certamente vou colocar na minha lista de releituras para esse ano essa que é uma das minhas histórias favoritas de aventura e pirataria: A Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson. Que, aliás, eu li como referência para escrever melhor sobre piratas em um livro meu (no qual estou trabalhando, com o intuito de re-publicá-lo, mas que talvez vocês encontrem por aí com o título "Os Demônios de Ergatan"). Mas, voltemos agora para a Ilha do Tesouro...
Esse livro, publicado em 1883, conta a história de Jim Hawkins, um garoto que encontra um mapa do tesouro em um baú de um velho lobo do mar que se hospeda na estalagem de seus pais. Jim se junta a uma expedição liderada pelo Dr. Livesey e pelo Lorde Trelawney, que contratam uma tripulação de marinheiros para navegar até a ilha onde o tesouro está escondido. Mas o que eles não sabem é que a maior parte da tripulação é formada por piratas disfarçados, que planejam se rebelar e ficar com o tesouro para eles. Entre eles está o cozinheiro Long John Silver, um homem astuto e carismático, que tem uma perna de pau e um papagaio no ombro.
A Ilha do Tesouro é um livro que mistura ação, suspense, humor e emoção, com personagens memoráveis e cenas inesquecíveis. É uma obra que influenciou muitos outros autores e obras do gênero, como Piratas do Caribe, Peter Pan e Hook. É também uma obra que inspirou a série BlackSails, que eu vou falar a seguir.
BlackSails é uma série de televisão americana que foi exibida entre 2014 e 2017, pelo canal Starz. A série é uma prequela de A Ilha do Tesouro, que se passa 20 anos antes dos eventos do livro, e mostra a história de origem de Long John Silver e do capitão James Flint, outro personagem importante do livro.
A série se passa na ilha de New Providence, nas Bahamas, que é um refúgio de piratas que ameaçam o comércio marítimo da Inglaterra. Flint é o capitão mais temido e respeitado entre os piratas, que tem um plano audacioso para conquistar a liberdade e a riqueza dos piratas. Silver é um jovem marinheiro que se junta à tripulação de Flint, e que tem uma habilidade especial para mentir e manipular as pessoas. Juntos, eles enfrentam inimigos poderosos, como a Marinha Real, os espanhóis, os holandeses e os caçadores de piratas.
Apesar de ser uma prequela de um livro considerado infantojuvenil, BlackSails é uma série adulta e trata de temas complexos e às vezes até pesados, explorando os aspectos políticos, sociais e culturais da época dourada da pirataria, com uma produção de alto nível, que inclui cenários, figurinos, efeitos especiais e trilha sonora. A série também tem cenas de ação, violência e sexo, que a tornam imprópria para menores de idade. Mas para quem gosta de uma boa história de piratas, é uma série imperdível.
Bem, eu não apenas pretendo reler em algum momento A Ilha do Tesouro esse ano (enquanto trabalho na reformulação de alguns aspectos do meu livro, já publicado como "Os Demônios de Ergatan", mas que pretendo publicar com um novo título), como também pretendo incluir um novo livro sobre pirataria e navegação na minha lista. Em breve pretendo escrever sobre essa minha nova leitura e por isso, até lá eu farei algum mistério a respeito de que livro é esse.
Eu espero que vocês tenham gostado desse post, e que fiquem com vontade de ler o livro A Ilha do Tesouro e de assistir a série BlackSails (para quem já rem idade para assistir séries adultas). Eu recomendo que vocês façam isso, pois são duas obras que valem muito a pena. E se vocês já leram o livro ou assistiram a série, me contem nos comentários o que acharam. Eu adoro saber a opinião de vocês.
Até a nossa próxima aventura rumo aos mares do Halloween Perpétuo... ☠