Como Fazer uma Bokken Artesanal: Passo a Passo

 

um mestre samurai ancião tatuado está esculpindo uma espada de madeira. estilo de arte samurai, espada de madeira🏋️‍♂️

A velha escada antes da desmontagem: com mais de 40 anos, ela precisava se aposentar
Hoje eu trago mais um relato dos bastidores desse reino sombrio de Halloween eterno. Enquanto leio Tortuga, trabalho arduamente em um idioma artificial (não como um linguísta, mas mais como um cientista da computação) e planejo a retomado dos meus escritos, faço algumas pausas para espairecer um pouco. Nestas pausas, que nem sempre são planejadas, costumam acontecer coisas inusitadas. E foi assim com o feriado e final de semana prolongado...

Não passei o feriado de mãos atadas. Eu havia planejado desmontar uma velha escada de madeira. Acredite, quando eu digo velha, não estou brincando: a escada é mais velha que eu, então posso dizer que ela tem facilmente mais de 38 anos, apesar de eu não saber a sua idade exata.

Para essa empreitada, eu dei uma passada na casa do meu velho pai para pegar uma machadinha de mão emprestada, para o caso de eu precisar cortar as velhas ripas mais longas, facilitando o transporte da madeira para um ecoponto (tarefa que está, inclusive, ainda pendente).

Uma velha escada de madeira em pedaços após a desmontagem

A desmontagem da escada foi um sucesso e terminei em questão de 30 minutos; removi os velhos pregos enferrujados de todos os pedaços de madeira e juntei tudo em um canto (acabei com uma bolha na mão; pois fazia tempo que eu não manuseava a machadinha e o martelo).

Mas, antes de organizar tudo, eu dei uma boa olhada em três ripas de madeira: eram de boa qualidade; uma madeira vermelha que, apesar de velha e ressecada, ainda era muito resistente.

Eu já estava querendo comprar um novo bokken... Para quem não conhece, o Bokken é uma espada de madeira usada em treinos de espada, como o Kendo. Enfim, eu estava querendo mais uma espada de madeira para treinar com a minha filha Diana, pois quando eu treinava com ela, usava umas ripas de madeira improvisada que machucam a mão. Então pensei comigo "por qual motivo não sigo os passos de Musashi e esculpo uma espada com essa ripa de madeira vermelha?".

Claro, eu não tenho nenhuma prática com escultura em madeira e nem sequer imagino que tenha um por cento da habilidade que Musashi adquiriu durante seus longos anos de treinamento e estudo. Ainda assim, eu quiz fazer, independente do resultado.

Primeiro eu usei a machadinha de mão para dar forma à espada de madeira, mais ou menos no estilo de uma lâmina de Katana (conforme minha memória dizia que deveria ser; não sou especialista no assunto, mas arrisquei mesmo assim). Não consegui conferir a curvatura adequada, mas isso porque a ripa não era larga o suficiente para isso, do contrário a espada ficaria muito fina.

Após tirar o excesso de madeira com a machadinha e dar o formato aproximado que eu desejava, usei dois canivetes para dar um acabamento mais refinado, aproximando o máximo possível do resultado final.

Por fim, consegui algo próximo à "espada de madeira" que eu conseguiria com aquela ripa de madeira vermelha e com a minha habilidade atual nessa arte. Mas antes de dar o acabamento final, resolvi fazer um teste para averiguar a resistência da madeira na prática. Para isso pedi a ajuda da minha filha:

Para finalizar o trabalho, usei uma lima de ferro fina, e por último dei uma demâo de "verniz"; na verdade, usei um produto para impermeabilizar madeira que é muito usado em embarcações.

A velha escada acabou virando uma espada de Madeira

Eis o resultado final: uma espada de madeira imitando a lâmina de uma Katana, um tanto reta demais, e sem nenhum tipo de polimento, mas funcional.

Apesar do aspecto grosseiro, acho que me saí bem, considerando que não usei nenhuma ferramenta elétrica e não dispunha de nenhum formão ou outras ferramentas manuais próprioas para aplainar a madeira.