O Roque: A Ave Titânica de “As Mil e Uma Noites” e Sua Influência na Mitologia Mundial

 

um pássaro fabuloso, uma ave de rapina colossal e gigantesca com garras afiadas e dentes pontiagudos. ave monstruosa com asas que causam tempestades. bico, dentes, olhar irado, garras compridas. arte fantástica, mitologia, ave mítica, benu, fênix, mitologia árabe, ave colossal e feroz afundado um navio a velas com suas garras

🌠

Em um voo que rasga o véu entre a realidade e a fantasia, o Roque (também escreve-se Roc e Roca) se eleva como uma das mais magníficas criaturas da mitologia árabe. Este pássaro colossal, cuja envergadura ofusca o sol e cuja força desafia a compreensão, é uma das várias figuras presentes nas narrativas de “As Mil e Uma Noites”. Aliás, foi em "As Mil e Uma Noites" que eu descobri que as aves monstruosas que eu já havia visto em desenhos animados na minha infância (como em um episódio específico de Duck Tails) eram associações feitas ao Roque. Antes de ler esse livro, eu não havia atinado para o fato de que essa ave monstruosa tinha um nome e uma lenda de origem e que o tamanho da sua influência na cultura pop era tão grande quanto a própria ave.

A primeira vez que me deparei com essa lenda em As Mil e Uma Noites foi nessa passagem:

Quando essas coisas se consumarem em você, não mais tornaremos a lhe dar abrigo nem poderá ficar entre nós". Dito isso, saíram, foram até um carneiro, imolaram-no, despelaram-no, fizeram um odre com a pele e me disseram: "Pegue esta faca e entre neste odre; iremos costurá-lo com você dentro e abandoná-lo aqui fora. Virá então um passáro chamado roque, que o carregará com suas garras e voará com você pelos céus. Depois de algum tempo, você perceberá que ele o depositou numa montanha e o deixou de lado. Quando sentir que já está na montanha, corte a pele com esta faca e saia dali de dentro. A ave olhará para você e sairá voando. Levante-se imediatamente e caminhe pelo período de meio dia, quando então você encontrará diante de si um palácio elevado nos céus, revestido de ouro vermelho e cravejado de várias espécies de pedras preciosas, tais como esmeraldas e outras; as madeiras com as quais o palácio foi construído são o sândalo e aloés. Entre no paláio e obterá o que deseja...

E como eu sou um leitor que gosta de esmiúçar os livros literalmente "vírgula por vírgula", dei uma passada no glossário para ler mais detalhes sobre esse tal de Roque. Bom, O Glossário do livro diz o seguinte sobre essa ave fabulosa: "Roque" ou ruΔΔ: gigantesca ave da mitologia árabe, também conhecida como "fênix".

Certamente fiquei espantado em saber da associação entre o Roque e a Fênix, mas nem tanto, pois afinal, algumas das características dessas aves possuem alguma similaridade, como por exemplo a sua força descomunal, capaz de permitir que caçem e carreguem em suas garras pelo céu até mesmo elefantes ou baleias.

Seja como for, a Fênix também sempre foi uma ave mitológica que me inspirou muito, então, por esse motivo, eu resolvi escrever sobre o Roque (ou Roc ou também Roca) hoje. Este é um ser tão magnífico que eu me inspirei nele para enriquecer minhas próprias histórias e já até criei um pseudônimo inspirado nesta criatura (mas isso eu detalho em um próximo post).

Vamos mergulhar agora nas profundezas da lenda do Roque e explorar o impacto que deixou em culturas ao redor do mundo.

Aparência Celestial

Imagine um pássaro tão grande que suas asas poderiam ser confundidas com as velas de um navio. O Roque é frequentemente descrito com penas que brilham como o ouro sob o sol do deserto e garras tão poderosas que podem agarrar e levantar os maiores dos animais terrestres. Seus olhos, penetrantes e sábios, refletem a vastidão do céu que ele chama de lar.

Origens Lendárias

A origem do Roque é tecida nas tapeçarias da mitologia árabe e persa, onde ele é visto como um guardião dos céus e um símbolo de poder supremo. As histórias mais antigas o colocam nas aventuras de Simbad, o marinheiro, onde ele é tanto um perigo quanto um salvador, dependendo da maré da sorte de Simbad.

Poderes e Capacidades

O Roque é dotado de uma força sobre-humana, capaz de transportar presas gigantescas para as alturas. Seu grito é um trovão que ressoa através das montanhas, e o bater de suas asas pode provocar tempestades. Ele é o mestre dos elementos e um soberano dos céus.

Presença em Contos e Lendas

“O Roque” não é apenas uma história, mas um mosaico de contos. Ele aparece em várias histórias dentro de “As Mil e Uma Noites”, e sua lenda se espalhou por muitas culturas, sendo adaptado e adotado de várias formas.

Legado e Inspiração

O Roque deixou sua marca não apenas nas histórias em que aparece, mas também inspirou a criação de outras aves míticas em diferentes tradições. O Garuda hindu, o Thunderbird dos povos indígenas norte-americanos, e o Peng chinês são apenas alguns exemplos de criaturas que compartilham semelhanças com o Roque, sugerindo uma conexão universal com o divino e o poderoso.

Conclusão

O Roque permanece como um dos mais espetaculares seres da mitologia. Sua história é um lembrete do poder da natureza, da importância dos mitos e da capacidade humana de sonhar com o impossível. Talvez esse mito tenha sido inspirado nos relatos dos povos antigos a respeito de aves da megafauna, ou até mesmo de pterossauros que tenham sobrevivido por tempo suficiente para terem tido contato com antigas espécies de hominídeos que deixaram registros sobre essas criaturas; registros esses que chegaram de alguma forma até as espécies humanas mais recentes.

Hoje vou ficando por aqui... Ou melhor, vou pegar carona com um Roque e ver o que encontro no topo das montanhas... Até o nosso próximo fabuloso encontro 🐦

um pássaro fabuloso, uma ave de rapina colossal e gigantesca com garras afiadas e dentes pontiagudos. ave monstruosa com asas que causam tempestades. bico, dentes, olhar irado, garras compridas. arte fantástica, mitologia, ave mítica, benu, fênix, mitologia árabe, ave colossal e feroz afundado um navio a velas com suas garras