Diário do Caos: Wattpad, Tempestade de Projetos e a invasão dos robôs em 2025
👹 Saudações noturnas.
Estou aqui em minha mesa de trabalho neste domingo (2/3/25) ouvindo músicas orientais para relaxar e me concetrar enquanto atualizo meu diário do caos. Fazia tempo que eu não escrevia nenhum texto de forma mais "leve" e descompromissada...
O feriado do carnaval veio em boa hora. Eu estava precisando de um tempo para me desconectar... Bem, sei lá do que eu precisava me desconectar. Talvez dos assuntos profissionais? (Com toda certeza era disso).
Esse começo de ano está sendo uma verdadeira corrida contra o tempo, em muitos aspectos e em muitas áreas da minha vida profissional e pessoal. Contra o quê ou quem eu estou correndo é um mistério, mas a corrida em si não tem sido ruim e a pressão não tem sido negativa. Eu apenas precisava de um pequeno descanso, para colocar as ideias em ordem e, subir com calma no topo daquela montanha erma, escalar os degraus da minha torre sombria e assombrosamente reconfortante (de um jeito trevoso) para poder olhar o horizonte e ter alguma perspectiva de onde estou e o que aumejo consquistar. E, ual! São tantas coisas...
O Segredo do Jardim Proibido (Arquivo Nix) está atrasado e meus contos curtos estão na geladeira; o que é um pouco irônico com o calorão pelo qual o Hemisfério Sul está passando neste verão. Meu plano é começar a publicar no Wattpad: sim, aquela rede social cheia de jovens e sobre a qual rola bastante preconceito e muito falatório em torno da qualidade das obras publicadas lá.
Bem, eu aprendi que o Wattpad pode ser um mundo muito interessante e é possível conhecer muitos escritos excelentes lá, além de pessoas muito legais, porém, como acontece com qualquer coisa valiosa, é preciso garimpar em busca das pepitas de ouro.
Eu já estava bastante inclinado a voltar para o reino do Wattpad e me afastar um pouco da Amazon e seu Kindle, mas a recente notícia de que a Amazon vai passar a impedir o download dos livros me deixou ainda mais convicto dessa decisão. Quero dizer, você compra um ebook e, mesmo assim, ele não é seu? Por mais que alguém alegue que isso é para dificultar a pirataria de ebooks ou seja lá qual for o critério adotado para essa decisão, o fato é que com isso a Amazon está dizendo que os seus leitores devem ir se acostumando com a ideia de se tornarem dependentes de sua plataforma para lerem seus ebooks. A lógica aplica sobre protudos digitais vendidos como serviços é um pouco estranha, pois ela é baseada no conceito do aluguel e não da venda. E esse é um costume que foi inaugurado por Bill Gates (para dizer a verdade, não sei se ele foi o inventor desse conceito, mas certamente que licenciamento dos produtos da microsoft é o exemplo mais famoso dessa estratégica de mercado).
Enfim, eu é difícil encontrar mocinhos neste faroeste digital e só o que podemos fazer é nos informar para evitarmos nos tornarmos prisioneiros da Matrix.
Infelizmente, com a correria da rotina atarefada desse inicio de ano, eu fiquei sabendo dessa informação sobre o Kindle tarde demais para fazer o download dos meus ebooks. Não sei se vou conseguir baixá-los agora, mas se eu descobrir uma forma de fazer isso mesmo após a atualização, volto para contar como se faz.
Mas estou divagando. Ah, sim, o Wattpad e o atraso nos meus projetos literários. Eu estive envolvido em um projeto de tecnologia na empresa onde trabalho, envolvendo o uso de inteligência artificial nas atividades administrativas das equipes do corporativo: sim pessoal, é a invasão dos robôs, que vieram para ficar e desafiar os humanos no mercado de trabalho. Bem, não posso dizer que não me diverti com o projeto. Afinal, há como um cientista louco não se divertir com uma nova tecnologia que de repende cai em suas mãos com uma carta branca para realizar experimentos ousados com as cobaias que quiser escolher? Perdi as contas quantas obras de ficção passaram por minha mente nos últimos dias: de Plutô a Ergo Proxy, passando por Matrix e Futurama.
Enquanto eu estava envolvido na primeira fase desse projeto experimental, comecei um novo projeto com a minha cunhada, a Lulluci do Lulluciverso: nós resolvemos inaugurar um Blog para falar de assuntos mais tecnológicos e, bem, isso tomou um pouco do meu tempo em Fevereiro. Mas foi graças a isso que nasceu o The Web Scrolls, que já está no ar, embora o seus alicerces ainda estejam se "ascentando" sobre a sua Matrix de Dados binários desconcertante.
Enfim, seja como for, esse vórtice caótico foi uma tempestade necessária neste começo de 2025 e apesar do pequeno atraso nos meus projetos literários, volto com força total agora em Março. O Wattpad que me aguarde, pois vou invadir suas fronteiras com minha orda de criaturas nascidas do mais puro caos. 👹
Comentários
Postar um comentário